sábado, 6 de novembro de 2010

Ressonância Magnética do Torax





Como é realizado o exame:

O scanner de ressonância magnética é posicionado em uma área protegida dos campos magnéticos externos. É solicitado ao paciente que se deite sobre uma mesa estreita que desliza para dentro do cilindro do scanner. Esse scanner cria um campo magnético ao redor da pessoa e envia ondas de rádio ao tecido que se deseja analisar. Normalmente são necessárias várias tomadas de imagens, cada uma tomando de 2 a 15 minutos. A varredura completa leva cerca de uma hora, e algumas vezes pode levar mais de 90 minutos.

Como se preparar para o exame:

Não são necessários exames, dietas nem medicamentos preparatórios. Ocasionalmente pode-se pedir à pessoa que mantenha jejum por de quatro a seis horas antes do exame. Deve ser assinado um termo de consentimento para a realização do exame.
Pelo fato de os magnetos serem muito fortes, não se permite objetos metálicos na sala, visto que itens como jóias, relógios, cartões de crédito e aparelhos auditivos podem ser danificados. Alfinetes, grampos de cabelo, zíperes de metal e objetos metálicos similares podem distorcer as imagens. A exposição freqüente aos metais ferrosos (como é o caso das pessoas que trabalham em soldagens) pode dificultar a realização da ressonância magnética. Recomenda-se o uso de um avental ou de roupas de ginástica (e similares) que não possuam qualquer fecho metálico. As próteses dentárias móveis devem ser removidas antes da varredura.
Bebês e crianças: 
A preparação física e psicológica para este ou qualquer outro exame depende da idade da criança, seus interesses, experiência anterior e nível de confiança. Para obter informações específicas sobre como preparar a criança, consulte os tópicos abaixo, obedecendo aos critérios de idade correspondentes:
O que se sente durante o exame:

Não há dor. O campo magnético e as ondas de rádio não podem ser percebidos. O principal desconforto é a sensação de claustrofobia que algumas pessoas apresentam ao permanecer no interior do scanner. A mesa pode ser dura ou fria, mas sempre se pode solicitar um cobertor ou travesseiro. A máquina produz ruídos altos parecidos com pancadas ou zumbidos, que podem ser amenizados pela colocação de tampões de ouvido. Um técnico observa o paciente durante todo o procedimento e, para se comunicar com ele, pode entrar na sala ou usar o interfone instalado no scanner.
O excesso de movimentos pode borrar as imagens da ressonância magnética. Se o paciente estiver muito ansioso ou com dificuldade para permanecer deitado quieto, pode ser administrado um sedativo. Não é necessário o período de recuperação (a menos que o paciente tenha sido sedado). As atividades, dietas e medicamentos normais podem ser retomados logo após a ressonância magnética.

Motivos pelos quais o exame é realizado:

ressonância magnética fornece imagens detalhadas dos tecidos no interior da cavidade torácica sem a obstrução dos ossos. Ela pode ser utilizada para esclarecer os achados dos exames anteriores de raio X e da tomografia computadorizada. Esse exame pode mostrar as estruturas do peito por vários planos. É útil no diagnóstico de crescimentos anormais e pode fornecer informações quanto aos estágios (como tamanho, extensão e disseminação) dos tumores torácicos. A ressonância magnética mostra com clareza os linfonodos e os vasos sangüíneos, e é um procedimento não-invasivo que pode auxiliar na avaliação da circulação sangüínea. A ressonância magnética pode distinguir entre os tumores ou outras lesões e os tecidos normais. Algumas vezes a ressonância magnética é utilizada para se evitar os riscos de uma angiografia ou de repetidas exposições à radiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário